quarta-feira, abril 09, 2008

SENSIBILIZAÇÃO

Uma das grandes missões da Aanifeira é a sensibilização da população para a problemática do abandono e maus-tratos, promovendo a defesa e protecção dos animais.

Sempre defendemos que é de todo inútil tornar a Aanifeira num paraíso para os animais que albergamos, se fora de portas permanece o inferno.

É, talvez, um dos trabalhos mais complicados e onde dificilmente se registam resultados visíveis no imediato e por isso muitas das vezes desmotivador para quem o promove.

Mas acreditamos profundamente que esse é o caminho a seguir. É de vital importância a intervenção da sociedade civil nesta luta, sem a qual os nossos esforços se revelarão completamente inúteis.

E será esse caminho que nos levará à mudança. Mudança de mentalidades. Mudança na forma de ver, lidar e tratar os animais. Incutir responsabilidade nas pessoas sobre essa fracção escondida que desde tempos ancestrais fazem parte da sociedade. Fazer a população sentir que independentemente de se gostar ou não de animais, existem direitos que supostamente os deviam defender e esses direitos têm de ser respeitados.
Todavia temos consciência que essa é uma mudança que vai levar algum tempo a processar-se e tem de ser trabalhada hoje para se verificarem resultados amanhã.

E porque, como diz a voz popular, as crianças de hoje são os homens do amanhã, é nelas e nos jovens que temos investido mais na passagem da mensagem. E porque também através das crianças consegue-se mudar a forma de agir dos pais (qual o pai que não gosta de fazer “boa figura” perante o filho) – veja-se o caso da reciclagem – mais fortes razões temos para tentar abordar a questão por essa perspectiva.

Para dar um pouco mais de força a essa missão, a Aanifeira estabeleceu uma parceria com o SEPNA de Santa Maria da Feira no sentido de esta divisão da GNR estar presente nas campanhas de sensibilização desenvolvidas pela associação. Esta parceria alarga inclusive um pouco o nosso âmbito, na medida em que na mesma sessão de sensibilização falamos na problemática do abandono e maus-tratos dos animais de companhia e o SEPNA fala dos atentados contra a natureza e ao meio ambiente; duas questões que estão intrinsecamente ligadas. Naturalmente que as orientações dos agentes da autoridade vão também no sentido legal e qual a actuação que o cidadão deverá ter no caso de presenciar qualquer crime contra a flora e fauna, na qual todos os animais (os de companhia inclusive) estão inseridos.

Mas a nossa gratificação e o sentido do nosso trabalho por vezes surge de forma absolutamente inesperada… Há dois anos atrás os alunos da Escola J.I. Padrão - S. Miguel de Souto desenvolveram uma iniciativa em forma de animação infantil que captou toda a mensagem que a Aanifeira procurou transmitir. Certamente que muitas das pessoas que visitaram o nosso site já tiveram oportunidade de ver. Mas quem não teve, poderá ver este pequeno filme em:




Mais recentemente os alunos da Escola Secundária de Santa Maria da Feira, mais propriamente do 11º B gravaram um vídeo nas instalações da Aanifeira e após produção ficou algo que nos deixou absolutamente sem palavras…

é um vídeo a não perder com cerca de seis minutos que pode ser visto em:






São provas que nos levam acreditar na verdadeira mudança. Duas escolas onde já fizemos campanhas de sensibilização, mostraram-nos que ouviram bem a mensagem e que podemos contar com eles para mudar o rumo dos acontecimentos.

Em anexo algumas fotos das visitas efectuadas à Escola Secundária de Avanca e à Escola Secundária Oliveira Júnior em S. João da Madeira.












À parte das escolas, procuramos também passar a mensagem pelos meios que vamos conseguindo dispor. No passado dia 23 de Janeiro do corrente, uma equipa de reportagem da RTP deslocou-se à Aanifeira para a gravação de uma notícia a ser passada nos Jornais Nacionais do canal 1. O resultado foi uma reportagem de dois minutos com o essencial da mensagem resumida assim


Também poderá ver esta reportagem no youtube em
http://www.youtube.com/watch?v=RgmXxbDzFfI

1 comentário:

sibilunacrafts disse...

eu vi a reportagem!!:) aanifeira na linha da frente. sempre os meus parabéns...
Sílvia Silva